MERKEL TENTA NOVA COALIZÃO COM SPD
 

 

Sondagens com SPD: Merkel quer diálogo como foi com FDP e Verdes


DER SPIEGEL


27 de novembro de 2017

Kanzlerin Angela Merkel


A chefe do CDU, Ângela Merkel, tem o aval do seu partido para conversações, para uma grande coalizão com o SPD. Seu próprio partido vê Merkel como uma âncora que dá estabilidade em momentos especiais.

A presidente do CDU, Angela Merkel, declarou ser favorável a uma grande coalizão e está otimista para que o UNION e SPD consigam trabalhar em conjunto.

Após reunião da presidência do partido realizada no domingo e outra da direção do governo federal, na tarde de segunda-feira, Merkel disse em Berlim, que o CDU está pronto para iniciar conversações com o SPD, de maneira séria, engajada e honesta, como aconteceu nas negociações com o FDP e os Verdes. “Nós estamos preparados para trabalhar ao lado dos social-democratas”, afirmou a chanceler alemã.

A imagem de um governo estável possui um valor importante. Já existe agora, um pedido para conversações.“ Nós temos as melhores intenções, tanto quanto tivemos com os outros partidos”, disse Merkel. O partido da chanceler a vê como uma âncora que mantém uma estabilidade para a Alemanha , numa época muito particular.

Klöckner: “Meticulosidade e cuidado ante a pressa”

Quanto ao conteúdo das primeiras prentensões vindas do SPD, Merkel disse: “Todo mundo conhece o nosso programa de governo e está tudo bem escrito”. Todo partido quer, evidentemente, ser reconhecido e também assumir compromissos, assim como ela.

Temas importantes que tenham características comuns, precisariam ser analisados e de acordo com Merkel eles são: o desmonoramento da realidade cotidiana, o déficit habitacional nos grandes centros urbanos e a sensação de que nas regiões rurais os transportes locais e o atendimentos médico estão abandonados. Estas seriam as novas prioridades do período de 2017 a 2021.

No domingo, após uma reunião de 4 horas, a Executiva Federal do CDU se pronunciou  favorável, de maneira unânime, à formação de uma grande coalizão. Anteriormente, a Juventude UNION e o  MIT (1) se mostraram a favor de uma nova  Groko (2), porém um governo minoritário não foi rejeitado.

O SPD está dividido na questão de realizar novamente, um governo com o CDU e CSU. Depois do fracasso das negociações para a coalizão Jamaica, o chefe do SPD, Martin Schulz e a líder da bancada do partido no Bundestag, Andrea Nahles, reafirmaram que por ora, uma coalizão com o CDU está descartada.

Entretato, o SPD declarou que está pronto para negociações, mas fez inúmeras exigências.

Caso o SPD se decida por uma coalizão, as negociações não serão breves. Uma das integrantes da presidência do CDU, Julia Klöckner, disse no programa de TV da  ARD (3), Morgenmagazin, que não está contando que as negociações se consolidem antes de janeiro. Aplica-se então para tal situação a seguinte frase: “Meticulosidade e cuidado ante a pressa”.

(1) Mittelstandvereinigung. Organização de integrantes do CDU e CSU que integra aqueles que sejam empreendedores, profissionais liberais e microempreendedores individuais da Alemanha.
(2) Termo usado para Grande Coalizão.
(3) Canal de TV da Alemanha. Sigla de Arbeitsgemeinschaft der Rundfunkanstalten Deutschlands.


Tradução - Márcio Alexandre: http://www.ma-traducoes.webnode.com/