AINDA BUSCAS DO SUBMARINO ARGENTINO
 

 

O desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan: Buscas realizadas na sede Marinha Argentina e em filial da Ferrostaal

DER SPIEGEL


21 de dezembro de 2017

U-Boot

O submarino argentino  ARA (1) San Juan desapareceu no oceano Atlântico com 44 pessoas.Investigações chegam ao Quartel General da Marinha Argentina, em Buenos Aires e em filial de empresa alemã no país sul-americano

A justiça Argentina está conduzindo investigações relacionadas à Marinha Argentina e a empresa alemã Ferrostaal, devido ao desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan, no Atlântico Sul. As providências foram tomadas pelo juiz federal Luis Torres, na quarta-feira. Há suspeitas de que tenham ocorrido atos de corrupção no processo de revisão do submarino, o qual foi construído na Alemanha.

O submarino de 66 metros de comprimento foi encomendado à Alemanha, pela Argentina, no ano de 1983. No meio do mês de novembro de 2017, ele desapareceu em operação de rotina executada no Atlântico Sul, com 44 tripulantes a bordo. No momento, não há mais esperanças de encontrá-los com vida.

Bóias oceânicas detectaram uma explosão a bordo. Anteriormente, a tripulação informou sobre um suposto incêndio ocorrido nas baterias do submarino. Durante um mergulho houve entrada de água pelo snorkel  da emabarcação, ocasionando assim, um curto-circuito nas baterias.

Na sexta-feira, um deputado coligado ao presidente argentino Maurício Macri, apresentou denúncia contra três ex-ministros da Defesa da Argentina, da época dos governos Nestor Kirchner (2003-2007) e sua mulher Cristina (2007-2015). A reforma geral realizada no submarino entre os anos de 2005 e 2011 foi realizada sem o lançamento de edital para concurso, o que poderia ter facilitado ações de corrupção.

As atividades que cabiam às empresas alemãs Ferrostaal e Hawker  Gmbh (2) eram o fornecimento das células de baterias que propulsionavam eletricamente o submarino.
Há uma semana, a Ferrostaal lançou uma nota de repúdio, em relação às especulações de corrupção nos reparos realizados no submarino ARA San Juan.

(1) Sigla que significa Armada de la República  Argentina.
(2) Gesellschaft mit beschränkter Haftung  é abreviação de Sociedade Limitada.


Tradução - Márcio Alexandre: http://www.ma-traducoes.webnode.com/