FRAUKE PETRY (EX AfD) PERDE IMUNIDADE PARLAMENTAR
 

 

Bundestag suspende imunidade parlamentar de Frauke Petry

© Fabrizio Bensch/Reuters

ZEIT ONLINE

18 de janeiro de 2018

 
 Meineid-Verfahren: Frauke Petry gehört als fraktionslose Abgeordnete dem Deutschen Bundestag an.

Bundestag tem o caminho livre para investigar a ex-presidente do AfD, Frauke Petry. Em agosto, a Câmara Estadual de Deputados de Sachsen já havia suspendido a imunidade parlamentar da política. Frauke Petry é deputada sem partido que atua no Bundestag.

Há pouco tempo atrás, o Bundestag suspendeu a imunidade parlamentar da ex-presidente do AfD, Frauke Petry. Os deputados do Bundestag, chegaram a um acordo conforme recomendação da Comissão de Imunidade. Assim, o caminho ficou livre para a realização de investigações contra Frauke Petry.

A Promotoria de Dresden acusa a política alemã, de ter dado falso testemunho estando sob juramento, no Comitê Eleitoral da Câmara Estadual, em novembro de 2015. Petry admitiu que cometeu um erro, ao mesmo tempo em que jurou não ter sido um ato intencional.  As acusações ocorrem devido a indícios de empréstimos da candidata, para o financiamento da campanha do AfD, nas eleições de Sachsen em 2014.

O Tribunal Distrital de Dresden, onde corre o processo de  acusação da promotoria contra a deputada não-coligada, por ora, ainda não sabe da decisão do Bundestag. “Isso deixaria o caminho livre para o tribunal decidir sobre a abertura de julgamento”, disse um porta-voz.

Do mesmo modo que a Assembleia Estadual de Sachsen identificou que Petry se tornara uma deputada não-coligada, em agosto do ano passado, a sua imunidade já havia sido suspensa.

Após as eleições para o Bundestag, no mês de setembro, Petry não ingressara na bancada do AfD e abandonou o partido pouco tempo depois.

Tradução - Márcio Alexandre: https://ma-traducoes.webnode.com/